domingo, 29 de maio de 2011

Morada

   Existem aqueles dias em que nada parece ter sentido e a vida parece perder a cor. As esperanças vão se esvaindo, o otimismo lhe abandona e você sente vontade de parar de remar, mas você se recorda que há mais gente no barco. Você respira, conta até três e continua levando a vida. Mas até quando a vida vai ser algo que se apenas se leva?
   É difícil levantar-se quando o peso sobre suas costas é denso. É difícil sorrir quando a vontade é chorar. É difícil rezar quando a fé se esvai... E as esperanças, onde estão? Foram varridas para baixo do tapete como uma poeira qualquer, talvez resquícios de uma época feliz, que vislumbrávamos um arco-íris no fim do túnel e não uma mera luz como todos os outros mortais. Até que um dia tudo desandou. E a semana desandou. E o mês desandou. E a vida toda insistiu em desandar. Pois é.
   Não há mais paciência. Não há vontade de ser educado, sorridente, cortês. Simpático, falante, bonito. Talvez  mais sozinho que a maioria, até que você recorda que permanecer sozinho não vai te livrar de todos os problemas. Talvez um colo para chorar, até que você se recorda que sempre foi o colo de todos, e que no fundo não há ninguém disposto a te ouvir. E você permanece mantendo-se firme, querendo fugir de si mesmo, rezando, pedindo, mas parece que ninguém lhe escuta. E é aí que você perde a fé.
   Talvez você devesse ter ajudado mais. Ter trabalhado mais, ter sido mais disponível, menos sisudo. Ou talvez devesse parar de se culpar pelo curso que a vida tomou. E você cansa. Cansa da estupidez e covardia das pessoas, cansa do fingimento, cansa de ser tão sincero e não ser retribuído. Cansa de ser bom e perceber a sujeira que transborda ao seu redor, cansa, cansa, cansa. E cansa de apenas somente levar a vida.
   Vasculhe o tapete, a sala, as gavetas. Renove as esperanças, busque a fé. Abra as janelas, perceba o Sol, ouça o barulho do mar. Se guie pelas estrelas, peito aberto pro amor, cabeça erguida em direção ao céu. Reafirme sua essência, dê valor às coisas mais simples, mais belas. Não deixe que a escuridão o possua, por mais difíceis que os dias pareçam, ainda e sempre haverá força para recomeçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário