quinta-feira, 3 de maio de 2012

Caminhos tortos

     Se a vida tivesse uma lei natural, seria a lei do inverso: quanto maior a expectativa, menor é a chance de acontecer. Quanto mais você quer, mais distante ele parece estar, e quanto maior a sua despretensão, mais perto está de seu objetivo. Mas para conseguir algo você precisa batalhar, lutar, e no final das contas, tudo isso é um grande paradoxo. Sei lá.
   Assim como as receitas de bolo, a vida poderia ter uma receita; 2 xícaras de dedicação, 1 xicara de empenho, 10 colheres de sopa de intensidade, meio litro de carinho e 1 kg de reciprocidade quando se quer alguém; 2 xícaras de desapego, 10 colheres de sopa de esquecimento e 3 kgs de renovação quando se deseja esquecer e mudar, e assim por diante. Mas como essas receitas não existem, como se guiar? Como lidar? Como acertar, errar, medir? Sei lá.
  Quando você quer, não pode. Quando você desiste, vem até você. Quando você não se importa, tem nas mãos, quando você se dedica, escorre entre os dedos. Quem não liga, consegue, quem quer, não alcança. E tudo isso mostra quão louca são as coisas, nem tudo é como a gente quer e, no mais, temos de contar com a sorte, repensar o orgulho e reforçar a compreensão. Por onde seguir? O que falar? O que fazer? Se importar? Deixar pra lá? Sei lá.
    Há quem diga que às vezes é tarde demais. Mas dizem que temos todo tempo todo mundo, todo o tempo é muito tempo e somos tão jovens. Mas todo tempo é muito pouco e o amanhã pode nem chegar, o que fazer? Nem sempre é tarde demais, nem sempre temos todo o tempo do mundo e o amanhã pode e deve chegar, destino, exceções, situações. E é aí que você se encontra num impasse, a da hora certa. Existe "a hora certa" de ser, de viver, de amar, de agir, de correr atrás, de desistir? Sei lá.
   Tento não esperar demais, não querer demais, não me importar demais, mas quando percebo, me pego sonhando. E sonhar é tão bom que às vezes falta a vontade de acordar, mas a gente só realiza quando acorda. Literalmente. Mas às vezes a expectativa se encontra escassa e é aí que a surpresa vem, ou pelo menos é uma decepção a menos. E por mais que nem sempre tudo saia como a planejado, eu não desejaria ter uma receita de bolo como guia. Não gosto de padrões, de certezas, de comodismo, é como dizem, ESSA é a graça da vida. A busca pelo essencial, pelo que é importante, as fraquezas, os medos, os riscos, as vitórias e até os fracassos. Porque em tudo há um aprendizado, e mesmo que caia, ao levantar-se você se faz mais forte, e ninguém sobrevive baseado em fraqueza. Disso eu sei.
   O meu caminho das pedras eu mesma traço. E não deixo de me importar, de sonhar, de realizar, e por mais que eu não entenda essa inversão das coisas, eu continuo a tentar. Eu não paro de remar até chegar no cais, e um dia eu hei de chegar.


"O vento que te leva é o mesmo que te traz, você é a diferença que eu procuro em mais..."